21.8 C
Presidente Prudente
2 de fevereiro de 2026
Oeste Cidade
GERAL

Presidente Prudente atinge pontuação máxima e é referência nacional da ABES em saneamento básico

A cidade de Presidente Prudente (SP), conquistou destaque nacional ao alcançar o primeiro lugar no ranking da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), que avalia a qualidade dos serviços de saneamento básico nos municípios brasileiros. Entre as cidades de grande porte, com mais de 100 mil habitantes, o município atingiu a pontuação máxima de 500 pontos, consolidando-se como referência em qualidade de vida.

VÍDEO: Assista a reportagem sobre o assunto

O levantamento da ABES analisou dados de 2.483 cidades distribuídas por todas as regiões do país. A pesquisa levou em consideração indicadores fundamentais, como abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, além da coleta e destinação correta de resíduos sólidos. Presidente Prudente obteve nota 100 em todos os critérios avaliados, resultado considerado excepcional dentro do estudo.

  ? Siga o Portal Oeste Cidade no Instagram clicando aqui

A excelência no saneamento reflete diretamente na saúde pública da população. Com sistemas eficientes e bem estruturados, o município registra redução nas internações causadas por doenças relacionadas à água contaminada e à ausência de saneamento adequado.

Para o prefeito Milton Carlos de Mello, o Tupã, o reconhecimento reforça o trabalho contínuo desenvolvido na cidade.

“Essa classificação reconhece o avanço na infraestrutura e na organização do município. Prudente é, reconhecidamente, uma cidade excelente para se viver, destacando-se não apenas no saneamento, mas também como uma das mais seguras do Estado”, afirmou.

Entre as cidades de grande porte, com mais de 100 mil habitantes, o município atingiu a pontuação máxima de 500 pontos.

O ano também foi marcado por avanços importantes na legislação e na gestão ambiental, foi aprovado o Plano Municipal de Resíduos Sólidos, alinhando o município às diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A proposta prevê uma gestão integrada, com participação de grandes geradores, parcerias para implantação de aterro sanitário regional e ações contínuas de educação ambiental.

Na área de zeladoria urbana, a prefeitura sancionou recentemente uma lei que prevê recompensa para denúncias de descarte irregular de lixo. A iniciativa busca combater o surgimento de lixões clandestinos, especialmente após a execução do programa Prudente + Limpa.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Wilson Portella, destaca que o objetivo principal não é punir, mas conscientizar a população.

“A proposta é organizar e disciplinar. Precisamos que a população seja nossa parceira na fiscalização e na preservação dos espaços públicos para manter a cidade limpa e com qualidade de vida”, ressaltou.

Mesmo com os resultados expressivos do projeto — que retirou mais de dois mil caminhões de lixo e cerca de 16 toneladas de materiais por meio do serviço de cata-treco — o desafio persiste. Em alguns bairros, poucos dias após a limpeza, novos pontos de descarte irregular voltaram a ser registrados.

Relacionados

Queda global da Cloudflare afeta serviços online e causa instabilidade em sites usados em Presidente Prudente

Redação

Encontro “100 Fusquinhas e Antigos” reúne colecionadores nos dias 10 e 11 de janeiro, em Presidente Prudente

Redação

Partidos políticos têm até hoje para entregar prestação de contas de 2024

Redação Oeste Cidade

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site, você concorda com os cookies. Aceitar Rejeitar