21.8 C
Presidente Prudente
2 de fevereiro de 2026
Oeste Cidade
GERAL

Presidente Prudente estabelece prazos de recadastramento para motoristas de aplicativos, táxis, mototáxi, motofrete e transporte escolar

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública (Semob), publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (23/01) quatro decretos que regulamentam o recadastramento anual obrigatório de 2026 e a renovação de alvarás para diversas modalidades de transporte remunerado no município. As medidas abrangem motoristas de aplicativos, transporte escolar, mototáxi, motofrete e táxi.

De acordo com os decretos, os prazos para o recadastramento variam conforme a categoria. Os motoristas de aplicativos deverão realizar o procedimento entre 1º de fevereiro e 30 de abril de 2026. Já os profissionais do transporte escolar, incluindo o transporte de pessoas com deficiência, assim como mototaxistas, motofretistas e taxistas, têm prazo de 1º de fevereiro a 31 de março de 2026.

O atendimento presencial para o recadastramento ocorre no Protocolo Geral do Atende Prudente, localizado na Rua Marechal Floriano Peixoto, nº 342, na Vila Marcondes. Para novos cadastros, o processo deve ser feito exclusivamente de forma online, por meio do site oficial da Prefeitura, utilizando o Protocolo Online.

As medidas abrangem motoristas de aplicativos, transporte escolar, mototáxi, motofrete e táxi. Foto: Secom

Documentação e exigências

Em todas as modalidades, os decretos determinam a apresentação de documentos pessoais e do veículo, como Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com a observação de Exercício de Atividade Remunerada (EAR), alvará municipal referente a 2026, certidões negativas de débitos e de antecedentes criminais, além da devolução da credencial do exercício anterior.

No transporte escolar, também são exigidos a autorização especial da Ciretran/Detran, laudo de vistoria do Inmetro, comprovante de aferição do tacógrafo e certificado de conclusão de curso específico para transportador escolar.

Para mototaxistas e motofretistas, é obrigatório apresentar contrato com agência, certificados dos cursos especializados (CMTX e/ou CMTF), certidão de pontuação da CNH e submeter a motocicleta à vistoria obrigatória realizada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.

Os taxistas, pessoas físicas ou jurídicas, devem atender a requisitos adicionais conforme o tipo de cadastro, incluindo, no caso das empresas, comprovação de sede no município, capital social mínimo, registro de empregados e propriedade mínima de veículos.

Já os motoristas de aplicativos precisam apresentar, entre outros documentos, certidões criminais, comprovantes de seguros obrigatórios (APP e DPVAT), CNH com EAR e veículo aprovado em vistoria anual, com até 10 anos de fabricação e capacidade máxima de seis passageiros.

Vistoria e penalidades

Todos os veículos passarão por vistoria da Semob. Após a aprovação, os profissionais receberão a credencial de autorização e o selo de vistoria 2026, que deverá ser afixado no para-brisa.

A Prefeitura alerta que o não recadastramento dentro dos prazos estabelecidos poderá resultar na abertura de processo administrativo, com possibilidade de cassação do alvará de funcionamento, bloqueio do licenciamento do veículo junto à Ciretran e perda da isenção do IPVA, quando aplicável.

Relacionados

Duas alças da Raposo Tavares passam por manutenção

Redação

Vacinação nas Escolas de Prudente encerra campanha com 4.148 doses aplicadas

Redação Oeste Cidade

Com previsão de frio, Prudente oferecem acolhimento emergencial

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site, você concorda com os cookies. Aceitar Rejeitar