24.9 C
Presidente Prudente
7 de outubro de 2025
Oeste Cidade
GERAL

Projeto endurece punições para motociclistas com escapamentos barulhentos

O barulho de escapamentos adulterados pode estar com os dias contados. O Projeto de Lei 4573/2025, do deputado federal Kim Kataguiri (União-SP), propõe sanções mais rigorosas para motoristas que excedam os limites de ruído permitidos. A proposta inclui a criação do artigo 312-C no Código de Trânsito Brasileiro, prevendo multa de R$ 1.000 ou prisão simples de 15 a 30 dias para reincidentes, com penalidade dobrada em caso de nova infração.

Objetivo da proposta contra escapamentos

Segundo o deputado Kim Kataguiri, a medida visa combater alterações ilegais nos escapamentos que aumentam o barulho dos veículos, impactando o sossego público e a saúde da população. O excesso de ruído pode causar estresse, distúrbios do sono e danos auditivos, configurando um problema de saúde pública.

O projeto será analisado pelas comissões da Câmara dos Deputados e, se aprovado, entrará em vigor 30 dias após sua publicação. Atualmente, o Código de Trânsito já prevê sanções para veículos com escapamentos irregulares, mas a proposta busca tornar as penalidades mais severas e reforçar a fiscalização em todo o país, atendendo a demandas antigas de moradores de áreas urbanas afetadas pelo barulho excessivo.

Barulho de escapamentos adulterados pode estar com os dias contados, projeto propõe sanções mais rigorosas.

Moradores de Prudente reclamam do barulho

Em Presidente Prudente, o tema também é motivo de reclamação constante. Moradores ouvidos pelo Portal Oeste Cidade relatam que o barulho excessivo afeta o cotidiano e o descanso:

Para o pedreiro João da Silva, dormir muitas vezes virou uma dor de cabeça para ele de 62 anos e sua esposa de 59 anos. “À noite é impossível dormir com esses escapamentos, parece que a cidade inteira está em uma corrida de moto”, disse morador do bairro Ana Jacinta.

E não é só no Ana Jacinta que registros tem incomodado moradores, Maria Fernanda de Araújo, moradora do Jardim Cambuci, relata os constantes barulhos no bairro. “Já liguei para a polícia algumas vezes, mas sempre volta a acontecer. Precisa haver fiscalização mais rigorosa”, relatou.

Segundo Ana Paula Mendes, moradora no bairro João Domingos, muitos são jovens que pegam as motos e ainda ficam empinando.  “Alguns motociclistas até parecem se divertir com o barulho, mas para nós é estresse e insônia, eles empinam e fazem muito barulho”, comentou.

A Polícia Militar informou ao Portal Oeste Cidade que, durante operações de fiscalização e bloqueios de trânsito, realiza orientações detalhadas aos motociclistas sobre o uso adequado dos escapamentos. Além disso, reforçou que os condutores que descumprirem as normas de trânsito vigentes estão sujeitos à aplicação de multas, em conformidade com a legislação.

Relacionados

Fatec realiza Vestibular neste domingo (29); portões fecham impreterivelmente às 13h

Redação Oeste Cidade

Ponte entre Humberto Salvador e João Domingos terá interdição parcial para correção de desnível no pavimento

Redação Oeste Cidade

Governador entrega apartamentos e anuncia novos investimentos para Prudente

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site, você concorda com os cookies. Aceitar Rejeitar