21.8 C
Presidente Prudente
3 de fevereiro de 2026
Oeste Cidade
GERAL

Saúde alerta para alto índice de faltas em exames de mama e reforça importância da conscientização das pacientes

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Presidente Prudente fez um alerta nesta semana sobre o alto número de ausências em exames de mama realizados pela rede municipal. Desde o início dos agendamentos, 990 exames foram marcados — entre mamografias e ultrassons —, mas quase 300 mulheres não compareceram às unidades no dia marcado.

De acordo com a Sesau, o alto índice de faltas impacta diretamente o funcionamento do sistema de saúde e causa prejuízo àquelas que ainda aguardam na fila para realizar os exames.

“A atitude de ligar e desmarcar é simples e ajuda quem está esperando. O nosso pedido é que a população se conscientize e nos ajude. Os exames são importantes e ajudam a salvar vidas”, reforça a secretária municipal de Saúde, Adriana Vitório.

O alto índice de faltas, causa prejuízo àquelas que ainda aguardam na fila para realizar os exames. Foto: Marco Antônio

Até o momento, foram agendadas 640 mamografias e 350 ultrassons de mama, dentro de um contrato firmado em setembro de 2025, que prevê a realização de 4.350 exames voltados à saúde da mulher — sendo 3.000 ultrassons de mama e 1.350 mamografias.

Os procedimentos são executados em clínicas particulares credenciadas e custeados com recursos de uma emenda federal de R$ 500 mil, obtida por meio de um Plano de Trabalho apresentado ao Ministério da Saúde. O projeto foi aprovado conforme a Portaria GM/MS nº 6.916, de 6 de maio de 2025, que visa ampliar o acesso a exames de diagnóstico e prevenção ao câncer de mama em todo o país.

A secretária lembra que, antes da celebração do contrato, as pacientes prudentinas dependiam exclusivamente da oferta estadual de exames.

“Hoje, esses exames são oferecidos apenas pelo Estado, e a espera por um ultrassom de mama poderia chegar a três anos. Com esse contrato, conseguimos reduzir esse tempo e garantir o acesso às mulheres de Prudente”, explica Adriana.

No período da Campanha Outubro Rosa, a Secretaria de Saúde realizou várias ações nas UBS da cidade. Foto: Secom

O alerta faz parte de uma série de ações da Secretaria para fortalecer a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, especialmente no período pós-Campanha Outubro Rosa. “

A prevenção deve ocorrer o ano todo. A estrutura está sendo oferecida, mas é essencial que as pacientes façam a sua parte e compareçam”, finaliza a secretária.

A Sesau reforça que, caso o paciente fique impossibilitado de comparecer ao exame ou consulta, é fundamental comunicar a equipe com antecedência. O cancelamento pode ser feito pelo telefone (18) 3236-0920.

Relacionados

Secretário adia vinda a Prudente a pedido do Governador

Redação

Após suspeita, Prudente descarta caso de intoxicação por metanol

Redação

Latam sinaliza retomada de voos em Presidente Prudente após encontro com deputado Mauro Bragato

Redação Oeste Cidade

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site, você concorda com os cookies. Aceitar Rejeitar