A Secretaria Municipal de Cultura informou que encerra o ano de 2025 com avanços na organização administrativa, equilíbrio financeiro e ampliação das ações culturais em diferentes regiões da cidade. De acordo o Secretario de Cultura Paulo Silvio Sanches, o trabalho desenvolvido ao longo do ano permitiu regularizar pendências históricas e fortalecer a participação da população nas atividades culturais.
VÍDEO: Assista a fala do secretário fazendo um balanço de 2025
Entre os principais pontos destacados está a reorganização do Fundo Municipal de Cultura, que, segundo a secretaria, foi mantido em funcionamento mesmo diante de restrições orçamentárias. O recurso permitiu a execução de projetos, manutenção de espaços e realização de eventos culturais ao longo do ano.
“Nós colocamos a casa em dia. Pegamos um Fundo Municipal de Cultura de um jeito e estamos finalizando o ano com o setor expandindo, garantindo que a cultura continuasse funcionando”, afirmou o secretário de Cultura, Paulo Silvio Sanches.
Siga o Portal Oeste Cidade no Instagram clicando aqui
Além das ações artísticas, a gestão concentrou esforços na zeladoria e manutenção dos equipamentos culturais, como museus, centros culturais e o Teatro Municipal. De acordo com a secretaria, intervenções estruturais consideradas básicas foram realizadas para garantir melhores condições de uso por artistas e pelo público.
“O museu, o IBC, o Centro Cultural Matarazzo e o Teatro Municipal estão em dia. Ajustamos problemas que não haviam sido resolvidos há anos, como o sistema de ar-condicionado do teatro”, destacou o secretário.
Outro avanço apontado pela pasta foi a organização do marco regulatório da cultura, incluindo a atualização do Plano Municipal de Cultura e a regularização do Conselho Municipal de Cultura, que apresentavam pendências desde 2018.
Segundo o secretario, a realização de eventos como o Carnaval, as Festas Unidas e a programação natalina contribuiu para aproximar a população das atividades culturais e ampliar o acesso às políticas públicas do setor.
“Nosso objetivo é permitir que a população participe da cultura. Em 2026, vamos fortalecer ainda mais o teatro, a dança, a cultura urbana e incluir segmentos que ainda não participaram”, concluiu Paulo Silvio Sanches.
A Secretaria de Cultura informou que reconhece desafios e limitações, mas avalia que o trabalho realizado neste período criou bases para a continuidade e ampliação das políticas culturais nos próximos anos.


