O Aeroporto Estadual Adhemar de Barros, em Presidente Prudente, será palco neste domingo (24), de um Simulado de Catástrofe envolvendo um acidente aeronáutico. O treinamento tem como objetivo preparar profissionais para atuar em emergências de grande porte, garantindo agilidade, coordenação e integração entre os diversos órgãos envolvidos.
O exercício é fundamental para que, em situações reais, cada equipe saiba exatamente como agir, minimizando riscos e salvando vidas. Participarão da ação instituições como a Liga do Trauma da Unoeste, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAME), Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB), Polícia Rodoviária, DER, entre outros.

Durante o simulado, todas as “vítimas” serão atendidas no local, e algumas serão encaminhadas a hospitais da cidade, conforme os protocolos de resgate. Voluntários atuarão como passageiros feridos, tornando o cenário ainda mais realista.
A população está sendo previamente avisada sobre a ação para evitar pânico diante do grande número de viaturas que circularão até o aeroporto. A iniciativa reforça a importância da preparação conjunta entre poder público e iniciativa privada em situações de risco, garantindo respostas rápidas e eficazes, mesmo em ocorrências raras.