Presidente Prudente celebrou na manhã desta quarta-feira (9), os 93 anos da Revolução Constitucionalista de 1932 com a realização da tradicional solenidade cívico-militar. O evento ocorreu na Avenida Coronel José Soares Marcondes, em frente à Praça 9 de Julho, com o desfile se estendendo entre as ruas Barão do Rio Branco e Dr. Gurgel, próximo ao Paço Municipal.
Sob supervisão da Comissão Prudentina para Preservação da Memória da Revolução Constitucionalista, a cerimônia contou com a participação de diversas forças de segurança e entidades civis. Desfilaram viaturas da Polícia Militar, Polícia Ambiental, Polícia Rodoviária, BAEP, Canil e Corpo de Bombeiros, além dos escoteiros dos grupos Guayporé e Monte Carmello, membros da Ordem DeMolay, Filhas de Jó e atiradores do Tiro de Guerra.
Durante a solenidade, foram entregues condecorações a personalidades que se destacam por sua contribuição à preservação da memória histórica de 1932. As homenagens incluíram as medalhas Coronel Miguel Brizola de Oliveira, Cruz de Camargo e Bravos Prudentinos.
Foram agraciados com a Medalha Coronel Miguel Brizola de Oliveira o prefeito Milton Carlos de Mello – Tupã, o ex-deputado federal Dr. Talmir Rodrigues e o Dr. Domingos Leonardo Cerávolo (In Memoriam).
A Medalha Cruz de Camargo foi entregue ao secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e vereador licenciado Tiago Oliveira, à comandante do CPI-8, Coronel Adriana Belluzzo, e ao jornalista Maycon Morano.
Já a Medalha Bravos Prudentinos foi concedida ao presidente da Câmara Municipal, William Leite, ao Cabo Fonseca, do 18º Batalhão da Polícia Militar, e a Lucas Disaró.
A celebração reforçou a importância da Revolução Constitucionalista na história paulista e brasileira, homenageando aqueles que lutaram por um país mais democrático e com instituições sólidas.