Na manhã desta segunda-feira (22), Presidente Prudente (SP) foi surpreendida por fortes rajadas de vento que chegaram a 80 km/h, acompanhadas de chuva moderada. O fenômeno provocou momentos de tensão para moradores e motoristas. Quem estava nas ruas precisou buscar abrigo às pressas, enquanto uma densa tempestade de poeira reduziu drasticamente a visibilidade e deixou a população apreensiva.
De acordo com o balanço da Defesa Civil, foram registradas 23 quedas de árvores em diferentes pontos da cidade e quatro casos de fios energizados oferecendo risco à população. Equipes do Corpo de Bombeiros e da concessionária de energia foram mobilizadas para atender as ocorrências e garantir a segurança da população.

Além do susto, houve registros de queda de árvore na região central da cidade. Na Avenida Manoel Goulart, uma árvore caiu próximo a um cartório, bloqueando a via. A Defesa Civil e equipes da Energisa foram acionadas já que cabos de energia foram afetados e também para remoção de galhos e restabelecimento da segurança no local.
Moradores registraram vídeos e fotos do momento em que a nuvem de poeira avançou sobre bairros e áreas centrais, deixando o céu escurecido em plena manhã. Equipes da Defesa Civil seguem em alerta e orientam que a população evite áreas abertas, se mantenha longe de estruturas frágeis e redobre a atenção ao trânsito durante os períodos de chuva e ventania.

A registros de diversos incidentes pela cidade, na Avenida da Saudade, uma árvore caiu sobre um veículo, causando danos materiais. A Defesa Civil do município informou a equipe do Portal Oeste Cidade, que o Centro de Eventos IBC sofreu danos estruturais em razão da ventania.
Cidade registra interrupções de energia
A Energisa Sul-Sudeste, informou que diversas ocorrências no sistema elétrico, como quedas de árvores e o lançamento de galhos e outros objetos sobre a fiação, o que provocou a interrupção no fornecimento de energia em alguns pontos da região de Presidente Prudente por causa dos fortes ventos.
De acordo com a distribuidora, a empresa já estava monitorando as previsões climáticas e havia enviado alertas preventivos, além de mobilizar seu plano de contingência. As equipes foram reforçadas em campo, bem como o time de atendimento, para atuar de maneira imediata na solução dos problemas. Seguindo os protocolos técnicos e de segurança, as equipes seguem trabalhando simultaneamente em diferentes pontos da região, com o compromisso de normalizar o fornecimento de energia o mais rápido possível.

Região também afetada pelos ventos
Conforme informações da defesa civil, diversas cidades do Oeste Paulista registraram ocorrências devido à chuva e ao vento. Os principais problemas foram quedas de árvores e rompimento de cabos de energia (fios energizados), as cidades afetadas são:
-
Pirapozinho: 1 queda de árvore e 3 fios energizados
-
Emilianópolis: 1 fio energizado
-
Regente Feijó: 1 queda de árvore e 2 fios energizados
-
Rancharia: 1 queda de árvore
-
Presidente Venceslau: 2 quedas de árvores e 1 fio energizado
-
Presidente Epitácio: 1 queda de árvore
-
Teodoro Sampaio: 4 quedas de árvores e 2 fios energizados
-
Dracena: 1 queda de árvore
-
Monte Castelo: 1 queda de árvore
-
Panorama: 1 fio energizado

Diante do cenário, a Defesa Civil orienta que a população fique atenta às atualizações e aos alertas emitidos pelos canais oficiais, além de adotar medidas preventivas, como:
-
Evitar áreas alagadas;
-
Não se abrigar debaixo de árvores durante tempestades;
-
Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão, árvores ou placas de grande porte;
-
Redobrar a atenção em áreas com histórico de deslizamentos.
Em caso de emergências, a recomendação é acionar imediatamente a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Assista a entrevista do gerente de planejamento da Energisa Luiz Moreto, ao jornalista Marcelo Sanches no jornal Oeste Cidade.