Um jovem de 18 anos foi preso em flagrante pela Polícia Militar, na noite desde sábado (20), após ser flagrado iniciando focos de incêndio em uma área de mata às margens da Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, na zona norte de Presidente Prudente (SP).
O local fica próximo de bairros residenciais e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Guanabara, o que elevou o risco de propagação das chamas e colocou em perigo motoristas, pedestres e moradores da região.
Segundo o boletim de ocorrência, a denúncia partiu de um motociclista, que passava pela avenida sentido Parque Furquim e viu o suspeito ao lado de um foco de incêndio. Ao retornar, flagrou novamente o jovem agachado, tentando iniciar outro foco de fogo com um isqueiro. A testemunha registrou tudo em vídeo, interpelou o suspeito e, temendo represálias, deixou o local para procurar ajuda de uma equipe da PM que estava próxima, na UPA Zona Norte.
Os policiais foram imediatamente ao endereço indicado e constataram vários focos de incêndio de grandes proporções, sendo que o Corpo de Bombeiros já atuava para conter as chamas em um dos pontos. Logo adiante, os militares encontraram o suspeito, ainda agachado e manuseando a vegetação seca para dar início a um novo incêndio.
De acordo com o registro policial, o jovem resistiu à abordagem e foi necessário o uso de força moderada e algemas para contê-lo. Inicialmente, ele negou ser o autor dos incêndios, mas ao ser informado sobre o vídeo feito pela testemunha, confessou o crime, alegando que havia cometido a ação por estar nervoso após uma discussão com a esposa.
Com ele, os policiais apreenderam um isqueiro da marca Bic, de cor roxa, que teria sido utilizado para provocar os incêndios.

Risco à população
O delegado responsável pelo caso, destacou no despacho que a conduta colocou em risco indeterminado de pessoas, já que o fogo foi ateado em área de mata seca, em período de estiagem, às margens de uma das principais avenidas da cidade, que possui intenso fluxo de veículos, motos e pedestres.
Segundo a autoridade policial, além do risco de propagação das chamas para bairros próximos como Parque Furquim e Vila Operária, a fumaça poderia causar acidentes em série na via, devido à perda repentina de visibilidade, além de gerar pânico nos motoristas e risco de intoxicação em ocupantes de veículos e moradores.
Prisão mantida
Diante da materialidade e autoria comprovadas, a prisão em flagrante foi decretada e o jovem foi encaminhado ao sistema prisional.
O jovem já possui passagem anterior por ato infracional de furto, quando era menor de idade. O isqueiro apreendido foi encaminhado à perícia, e o Instituto de Criminalística foi acionado para realizar exame no local afetado pelo incêndio.