Um homem de 43 anos, foi baleado no braço durante uma ação da Polícia Militar na madrugada desta terça-feira (17), no Jardim Santa Mônica, em Presidente Prudente (SP), após avançar contra policiais portando uma faca tipo açougueiro. A ocorrência foi registrada por volta das 2h38, na Rua Pioneiro Fortunato Lodron.
Participe do grupo do WhatsApp do Oeste Cidade
De acordo com o boletim de ocorrência, os policiais militares realizavam patrulhamento preventivo pela região quando avistaram um indivíduo em atitude suspeita. Durante a tentativa de abordagem, ainda com os agentes embarcados na viatura, foi solicitado que o homem levantasse a camiseta, momento em que foi constatado que ele portava uma faca presa à cintura.
Ainda segundo o registro policial, o suspeito, retirou a faca e passou a ameaçar os policiais, avançando em direção à viatura. Mesmo após ordem para que largasse a faca, o homem não obedeceu. Diante da iminência da agressão e do risco à integridade física da equipe, o policial efetuou um único disparo de arma de fogo, atingindo o agressor no bíceps direito.
Após a contenção, os policiais acionaram o socorro médico. Unidades de resgate foram enviadas ao local e suspeito foi encaminhado ao Hospital Regional de Presidente Prudente, onde recebeu atendimento médico. Conforme laudo preliminar, o ferimento foi classificado como leve, e o homem permaneceu sob cuidados da equipe médica.
A perícia técnica compareceu ao local e realizou a apreensão da faca utilizada na tentativa de agressão. O policial que efetuou o disparo se apresentou espontaneamente na Delegacia de Polícia para prestar depoimento.
Em despacho, a autoridade policial destacou que a ação dos militares está amparada pelas excludentes de ilicitude previstas no Código Penal, caracterizando estrito cumprimento do dever legal e legítima defesa, uma vez que houve agressão atual e iminente, uso proporcional da força, verbalização prévia e disparo único em região não letal.


