27.8 C
Presidente Prudente
23 de setembro de 2025
Oeste Cidade
POLÍTICA

Comissões realizam primeiras oitivas do caso Izaque Silva na Câmara

A Câmara Municipal de Presidente Prudente promoveu, na tarde desta terça-feira (23), as primeiras oitivas referentes às Comissões Processantes no caso Izaque Silva, atualmente em andamento na Casa de Leis. As sessões representam uma etapa crucial para o andamento dos processos, reforçando o compromisso do Legislativo com a transparência e o devido processo legal.

Segundo Nota da Câmara, a primeira oitiva foi relativa ao Expediente nº 38, iniciada às 14h, com o depoimento inicial do processo. Em seguida, às 15h30, ocorreu a segunda oitiva, desta vez referente ao Expediente nº 41, seguindo o mesmo rito processual.

Durante ambas as sessões, o depoente foi ouvido pelas comissões e houve a presença do advogado de defesa do acusado, assegurando o acompanhamento jurídico previsto na legislação e garantindo o direito ao contraditório e à ampla defesa.

Os trabalhos das comissões processantes seguem dentro do calendário previamente estabelecido e continuarão a respeitar todos os princípios legais e regimentais que regem o processo legislativo municipal, até a conclusão dos julgamentos e deliberações finais no plenário.

No dia que ocorreu a formação das comissões, houve muita polêmica com falas do vereador Izaque Silva. Foto: Youtube

Composição das Comissões Processantes

 A Comissão referente ao pedido do procurador da Câmara Fernando Monteiro e formada pelos vereadores Wellington “Bozo”, Edgar Caldeira e Cesar Saito. A composição final ficou assim definida:

  • Presidente: Cesar Saito

  • Relator: Edgar Caldeira

  • Membro: Wellington “Bozo”

Já a comissão referente ao pedido do presidente Willian Leite e formada pelos vereadores, Guilherme Alencar, Demerson Dias e Cesar Saito. Após reunião entre os membros, o colegiado foi definido da seguinte forma:

  • Presidente: Demerson Dias

  • Relator: Cesar Saito

  • Membro: Guilherme Alencar

As Comissões Processantes tem a responsabilidade de conduzir a instrução dos processos, realizar coleta de provas, ouvir testemunhas e garantir o direito de defesa ao vereador Izaque Silva. O resultado dos trabalhos poderá culminar em recomendações para cassação do mandato, dependendo das conclusões a que chegarem.

Relacionados

TRE-SP rejeita recurso por inelegibilidade e mantém nos cargos prefeito Tupã e vice Osanan Júnior em Presidente Prudente

Redação Oeste Cidade

Vereador denuncia perseguição e chama servidor de “marajá”

Redação Oeste Cidade

Câmara aprova denúncia por quebra de decoro contra Izaque Silva

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site, você concorda com os cookies. Aceitar Rejeitar