O vereador Izaque Silva, da Câmara Municipal de Presidente Prudente, testou positivo para Covid-19 no último domingo (3). Segundo sua assessoria, ele apresenta sintomas leves da doença, como tosse e febre, e está sob cuidados médicos em sua residência. O parlamentar encontra-se em isolamento domiciliar, seguindo orientações médicas e deve permanecer afastado das atividades presenciais até o dia 9 de agosto.
Ainda de acordo com informações da equipe de Izaque, ele está sendo medicado e se recupera com quadro clínico estável. Não há previsão de participação em eventos públicos ou sessões presenciais durante o período de isolamento.
Nesta segunda-feira (4), foi apresentado oficialmente à Câmara o atestado médico que comprova a necessidade de afastamento das atividades presenciais.
Pauta sobre pedidos de cassação continua
Mesmo afastado por questões de saúde, o nome de Izaque Silva continua no centro da política que envolve o Legislativo prudentino. A sessão ordinária da Câmara desta segunda-feira (4), deve ser marcada por tensão e forte repercussão pública, em razão da inclusão de dois pedidos formais de apuração e possível cassação de mandato do parlamentar.
O primeiro pedido, protocolado pelo procurador legislativo Fernando Monteiro, solicita a abertura de um processo por quebra de decoro parlamentar. O documento se refere à polêmica sessão de 30 de junho, quando Izaque se envolveu em um episódio de confronto verbal, incluindo xingamentos e tentativa de agressão física. Além da abertura do processo, Monteiro também requer que o vereador seja obrigado a realizar uma retratação pública.
O segundo pedido é de autoria do presidente da Câmara, vereador Willian Leite. Neste, é solicitada a instauração de uma Comissão Processante, com encaminhamento imediato de Izaque Silva à Comissão de Ética e Disciplina, a fim de apurar sua conduta e avaliar a possibilidade de perda do mandato parlamentar. Ambos os pedidos seguem os trâmites regimentais e podem ser votados pelos parlamentares ainda nesta semana.
A tramitação não será interrompida em função do afastamento temporário de Izaque Silva por motivos de saúde, conforme apurado pelo portal Oeste Cidade.