O vereador Izaque Silva (PL), da Câmara Municipal de Presidente Prudente, divulgou uma nota pública nesta terça-feira (5) após a admissibilidade da denúncia por quebra de decoro parlamentar ser aprovada em plenário na sessão da noite anterior, 04 de agosto. Ele não compareceu à sessão por motivo de saúde e apresentou atestado médico que comprova diagnóstico de Covid-19, com isolamento domiciliar previsto de 3 a 9 de agosto.
Na nota, Izaque Silva afirma que, ao longo de mais de 40 anos de vida pública, sempre pautou sua conduta pela ética, legalidade e moralidade. “Tenho a consciência limpa de nunca ter desrespeitado nenhum dos deveres impostos ao cargo de vereador, assim como nunca ter cometido qualquer crime ou infração que envergonhassem minhas crenças, minha família e os eleitores que sempre confiaram em meu trabalho”, afirmou.
O parlamentar também destacou que respeita a decisão do plenário da Câmara e aguarda com tranquilidade o exercício do direito ao contraditório e à ampla defesa. Ele reforçou ainda que sua ausência na sessão não foi por omissão, mas por impedimento médico.
Izaque fez referência direta à sessão do dia 30 de junho, quando se envolveu em polêmica no plenário. “Reconheço que acabei por me exaltar, porém, novamente, ressalto que o fiz em estrita defesa de projetos que refletem no bem-estar da população prudentina; sendo um deles o pedido de gratuidade no transporte público para pessoas de 60 a 65 anos de idade, protocolado no início do mês de maio”, justificou.
Em sua defesa, o vereador reforçou a prerrogativa constitucional da inviolabilidade parlamentar por opiniões, palavras e votos. Segundo ele, essa imunidade garante que o vereador não seja responsabilizado civil ou criminalmente por manifestações feitas no exercício do mandato, dentro dos limites do município.
“Não há qualquer embasamento jurídico que fundamente tal denúncia, posto que agi em consonância com a lei”, reforçou.
Izaque Silva também recordou sua trajetória política, com oito mandatos como vereador em Presidente Prudente, além de ter sido vice-prefeito e suplente de deputado federal. Ele agradeceu à população pela confiança e reafirmou seu compromisso com o trabalho em prol da cidade.
“Reitero o meu compromisso de continuar trabalhando com dedicação no livre debate de ideias e defendendo projetos que tragam, de alguma forma, benefícios para a população prudentina”, concluiu, citando o trecho bíblico de Isaías 54:17 e encerrando com a frase: “Que Deus abençoe a todos! Muito obrigado”.