24.9 C
Presidente Prudente
7 de outubro de 2025
Oeste Cidade
REGIÃO

Cães em abandono e aves silvestres são resgatados em Pirapozinho

Uma denúncia anônima recebida pelo COPOM mobilizou as forças policiais de Pirapozinho (SP),  nesta quarta-feira (1º). A informação relatava maus-tratos a cães em uma residência localizada na área central da cidade. A ação resultou não apenas no resgate dos animais domésticos, mas também na descoberta de aves silvestres mantidas irregularmente em cativeiro.

No local, a Polícia Militar encontrou três cães em condições precárias, sem acesso adequado à alimentação e em aparente estado de abandono. Diante da situação, a Polícia Civil e a Polícia Ambiental foram acionadas para dar prosseguimento às diligências.

Durante a investigação, os policiais civis localizaram o tutor dos animais, um homem de 54 anos, em seu ambiente de trabalho. Ele foi chamado a retornar até a residência e permitiu a entrada da equipe, momento em que, além dos cães, diversas gaiolas foram encontradas. Em duas delas estavam canários-da-terra, espécie nativa protegida por lei.

Policiais entraram na casa e descobriram em gaiola canários-da-terra, espécie nativa protegida por lei. Foto: Polícia Civil

As aves foram recolhidas pela Polícia Ambiental e inseridas em procedimento próprio, enquanto o tutor foi autuado administrativamente e multado em R$ 9.000,00. Quanto aos cães, ele assumiu a responsabilidade de prestar os cuidados necessários.

A Polícia Civil, por meio do Setor de Investigações Gerais (SIG), instaurou inquérito para apurar os crimes ambientais previstos nos artigos 29 e 32-A da Lei nº 9.605/98 — referentes à manutenção ilegal de fauna silvestre e maus-tratos a animais domésticos. O caso segue em andamento e depende de laudo veterinário para a comprovação da materialidade delitiva.

Relacionados

Acidentes com postes causam prejuízos milionários na região de Prudente

Redação

Criminalidade recua na região de Prudente no primeiro semestre

Redação

Tempestade causa de 2,3 mil ocorrências e milhares sem energia

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site, você concorda com os cookies. Aceitar Rejeitar