A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu, nesta quinta-feira (6), um alerta para tempestades severas que devem atingir nossa região entre sexta-feira (7) e sábado (8), em razão da atuação de um ciclone extratropical na costa da Região Sudeste.
Na região de Presidente Prudente, as rajadas de vento podem chegar a 95 km/h, com possibilidade de chuvas intensas, queda de granizo e descargas elétricas. A força do vento, segundo o órgão, é suficiente para provocar queda de árvores, destelhamentos e interrupções no fornecimento de energia.

Acumulado de chuva será muito alto no Oeste Paulista
Além disso, o acumulado de chuva previsto para o Oeste Paulista foi classificado como muito alto, o que aumenta o risco de alagamentos, enxurradas rápidas e deslizamentos em áreas de encosta.
De acordo com a Defesa Civil, o fenômeno é resultado da combinação entre o calor pré-frontal, o avanço de uma frente fria e a circulação do ciclone extratropical, que deve potencializar áreas de instabilidade em todo o Estado.
Para garantir resposta rápida às possíveis ocorrências, o Gabinete de Crise Estadual será mobilizado neste sábado (8). O grupo reunirá órgãos como o Corpo de Bombeiros, ARTESP, ARSESP, Sabesp e concessionárias de energia, que permanecerão em prontidão no Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil estadual.
A orientação à população é de redobrar os cuidados durante o período de instabilidade:
-
Evitar áreas arborizadas e não estacionar veículos sob árvores;
-
Recolher objetos soltos em quintais e varandas;
-
Evitar travessias em áreas alagadas;
-
Durante tempestades, não permanecer em locais abertos ou próximos a estruturas metálicas;
-
Em caso de emergência, acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
A Defesa Civil recomenda ainda que os moradores cadastrem o CEP pelo SMS 40199 para receber alertas sobre condições severas em tempo real.


