A Energisa informou que está trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia aos clientes afetados pela forte chuva que caiu na região na manhã desta sexta-feira (12). Além do volume intenso de água, o temporal veio acompanhado de muitos raios.
Segundo o monitoramento da concessionária, mais de 15 mil descargas atmosféricas foram registradas entre meia-noite e 8h desta sexta-feira em Presidente Prudente, Presidente Epitácio e municípios vizinhos. O fenômeno provocou impactos significativos no sistema elétrico, como queda de galhos e árvores sobre a fiação.
Diante da situação, a Energisa acionou imediatamente seu plano operacional de atendimento emergencial, mobilizando toda a equipe em campo e reforçando com equipes extras para agilizar os reparos nas localidades afetadas. A concessionária reforça o compromisso de manter o trabalho ininterrupto até a normalização completa do fornecimento de energia e alerta a população para não se aproximar de cabos partidos ou danificados.

Diferenças entre raio, relâmpago e trovão
Fenômenos climáticos como raios e relâmpagos. se dão devido ao calor e a alta umidade relativa do ar que, por causa da instabilidade, gera o acúmulo de cargas elétricas na atmosfera, uma vez que ficam mais ativas e provocam as descargas.
- Raio: é a descarga elétrica que sai das nuvens e atinge o solo ou outro ponto.
- Relâmpago: é o clarão causado pela descarga elétrica no céu, é a parte visível do raio.
- Trovão: é o som provocado pelo aquecimento e expansão do ar após o raio.
Os riscos das descargas elétricas são grandes devido a alta diferença de potencial e a alta corrente elétrica durante as descargas, que podem causar incêndios significativos e morte de seres vivos.


