Uma sequência de luzes cruzando o céu noturno chamou a atenção de moradores de Presidente Prudente e de outras cidades do Oeste Paulista, na madrugada de quinta para sexta-feira. Os registros, feitos por celulares, se espalharam rapidamente pelas redes sociais e despertaram curiosidade — e até especulações — sobre o que estaria sobrevoando a região.
VÍDEO: Assista os Satélites da Starlink no céu do Oeste Paulista
De acordo com especialistas, as luzes são provocadas pela passagem de satélites artificiais em órbita da Terra, principalmente da constelação Starlink. Esses equipamentos não emitem luz própria; o brilho ocorre pelo reflexo da luz solar em suas superfícies. Mesmo após o pôr do sol, os satélites continuam iluminados devido à altitude em que se encontram.
Siga o Portal Oeste Cidade no Instagram clicando aqui
Os equipamentos costumam aparecer alinhados, formando uma espécie de “fileira luminosa”. Isso ocorre porque compartilham a mesma órbita inicial e refletem mais intensamente a luz solar. A empresa Starlink informa ainda que os satélites contam com sistemas automáticos de navegação, capazes de evitar colisões com detritos espaciais e ajustar posição e altitude para garantir maior eficiência na transmissão do sinal de internet.


