22.8 C
Presidente Prudente
3 de fevereiro de 2026
Oeste Cidade
REGIÃO

TCE-SP autoriza seleção para monitores e programa de escolas cívico-militares avança no Oeste Paulista

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) aprovou a retomada do processo seletivo para a admissão de monitores do programa de escolas cívico-militares. Por quatro votos a dois, o colegiado decidiu, nessa quarta-feira (19), que o estado de São Paulo, poderá seguir com a implementação do projeto, instituído pela Lei Complementar nº 1.398/2024, de autoria do deputado estadual Tenente Coimbra (PL-SP). A contratação estava suspensa havia pouco mais de dois meses, devido a questionamentos sobre critérios da seleção.

A autorização foi concedida mediante o cumprimento de ajustes que assegurem a legalidade orçamentária, em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal, além da definição de critérios claros e objetivos para a contratação dos monitores. Votaram a favor os conselheiros Marco Aurélio Bertaiolli, Maxwell Vieira, Dimas Ramalho e Wagner Rosário.

Oeste Paulista terá sete escolas neste modelo 

Com a retomada do processo, sete escolas estaduais do Oeste Paulista estão confirmadas para adotar o modelo cívico-militar. A implementação está prevista para o início do ano letivo de 2026, logo após o recesso escolar. As unidades distribuídas pela região receberão monitores e monitores-chefes selecionados pelo Estado e atuarão na rotina escolar, reforçando a disciplina, a organização e o apoio às equipes pedagógicas.

Autorização foi concedida mediante o cumprimento de ajustes que assegurem a legalidade orçamentária. Foto: Alesp

Escolas que adotarão o modelo cívico-militar no Oeste Paulista:

Escola Estadual Município
Escola Alfredo Machado Dracena (SP)
Escola Professor Geraldo Pecorari Junqueirópolis (SP)
Escola Coronel João Gomes Martins Martinópolis (SP)
Escola João Brasio Panorama (SP)
Escola Teófilo Gonzaga da Santa Cruz Presidente Prudente (SP)
Escola Antonio Marinho de Carvalho Filho Presidente Venceslau (SP)
Escola José Giorgi Rancharia (SP)

Avaliação política

O Presidente da Frente Parlamentar pela Implantação das Escolas Cívico-Militares na Alesp, o deputado Tenente Coimbra comemorou a decisão do TCE, classificando-a como “vitória para todos os paulistas, em especial para as comunidades escolares que receberão o programa em 2026”.

“Depois de vencermos em primeira e segunda instâncias na Justiça, superamos mais uma barreira, a do TCE. Ficamos satisfeitos com a aprovação, uma vez que garante o andamento da contratação dos agentes escolares de forma plena e segura, tanto para o planejamento pedagógico das escolas cívico-militares como para o cumprimento das metas fiscais do governo. Nosso trabalho é incansável na defesa deste programa de excelência. Não vamos parar até que este modelo de ensino seja realidade em todo o Estado”, afirmou o parlamentar.

Governo confirma republicação da lista de selecionados

Após o aval do Tribunal de Contas, a Secretaria da Educação informou que o processo seletivo dos monitores já foi concluído e que a relação dos profissionais será republicada no Diário Oficial do Estado.

“A seleção dos profissionais já foi concluída e a relação dos militares escolhidos será republicada no Diário Oficial”, destacou a pasta.

Com todas as etapas destravadas, o governo estadual afirma que as escolas escolhidas — incluindo as sete do Oeste Paulista — terão toda a estrutura e equipe disponíveis para iniciar o novo modelo já no primeiro semestre de 2026.

Relacionados

Vacinação alcança mais de 40 mil presos no Oeste Paulista

Redação

Incêndio destrói casa de idosa em Santo Anastácio

Redação

Motociclista sofre colisão e condutor foge sem prestar socorro

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site, você concorda com os cookies. Aceitar Rejeitar