Prefeitos da região de Presidente Prudente participaram nesta segunda-feira (8), em São Paulo, do lançamento oficial do programa Trampolim, uma iniciativa do Governo do Estado voltada à qualificação profissional, geração de emprego e inclusão produtiva. A comitiva do Oeste Paulista esteve representada pela Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema), por meio de seu presidente, Nenê Lopes, prefeito de Euclides da Cunha Paulista. O evento contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas, da primeira-dama Cristiane de Freitas, do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, e outras autoridades estaduais. Durante a cerimônia, foi assinado o decreto que institui o Pacto de Inclusão Produtiva, que permitirá a adesão voluntária de empresas ao programa.
Como funciona o programa Trampolim
O Trampolim é uma plataforma digital gratuita (www.trampolim.sp.gov.br) que oferece cursos de qualificação profissional e conecta trabalhadores com vagas de emprego em todo o Estado de São Paulo. Atualmente, estão abertas 6.785 vagas em cursos gratuitos e 1.700 oportunidades de emprego. As formações são oferecidas nas modalidades presencial e remota, o que facilita o acesso por moradores do interior, especialmente em regiões mais afastadas.
O programa também permite que empresas participem da construção das trilhas formativas, contribuindo para a criação de cursos alinhados às necessidades reais do mercado de trabalho. Além disso, poderão divulgar vagas, encontrar profissionais qualificados e colaborar para o fortalecimento das práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança).
Benefícios para a região de Presidente Prudente
A participação ativa dos prefeitos da região demonstra o interesse em garantir que os municípios tenham acesso efetivo às políticas públicas de desenvolvimento.
“Esse programa vem ao encontro da nossa realidade regional. O Trampolim oferece uma ferramenta prática e acessível para capacitar a população e conectar trabalhadores com empresas que realmente precisam de mão de obra qualificada. Nosso papel na Unipontal é justamente abrir portas para que essas políticas cheguem a todos os municípios, especialmente os menores e mais distantes dos grandes centros”, afirmou Nenê Lopes, presidente da Unipontal e prefeito de Euclides da Cunha Paulista.
Com o apoio da Unipontal, a expectativa é que o programa seja implementado de forma eficiente nos municípios do Pontal do Paranapanema e região de Presidente Prudente, gerando impactos positivos como:
-
Maior acesso a cursos gratuitos e de qualidade para a população local;
-
Aumento da empregabilidade e da renda familiar;
-
Apoio ao setor empresarial na formação de mão de obra qualificada;
-
Redução da desigualdade social por meio da inclusão produtiva.
“O Trampolim já nasce forte, com mais de 6.700 vagas de cursos e 1.700 vagas de emprego disponíveis. Não tenho dúvidas de que essa é a melhor ferramenta que nós temos para congregar todos os interesses: tanto para quem está frequentando os cursos gratuitos, como para quem quer formar mão de obra ou empregar”, reforçou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima.
📱 Para mais informações sobre os cursos, vagas ou adesão de empresas, acesse: www.trampolim.sp.gov.br