22.8 C
Presidente Prudente
13 de agosto de 2025
Oeste Cidade
GERAL

MEC premia projeto Cidadescola de Prudente em quatro categorias

Implantado há 15 anos em Presidente Prudente, o programa Cidadescola acaba de alcançar reconhecimento nacional. O projeto, que permanece ativo até os dias atuais, foi selecionado em quatro categorias pelo Ministério da Educação (MEC), por meio de edital que reuniu 739 experiências de todo o Brasil voltadas à educação em tempo integral.

O resultado foi divulgado pela Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e posiciona Presidente Prudente como um dos principais destaques do país — à frente de grandes municípios como Campinas, Guarulhos e Franca, que foram contemplados em apenas uma categoria.

A seleção integra o Programa Escola em Tempo Integral, política pública nacional que visa ampliar a jornada escolar e atender estudantes em situação de vulnerabilidade social, por meio de ações que promovem o desenvolvimento integral dos alunos.

Destaque em quatro categorias

Atualmente, o programa Cidadescola atende 2.225 alunos em 89 turmas de tempo integral, oferecendo atividades que extrapolam o currículo tradicional. São oficinas e projetos que visam à formação cidadã, ao estímulo da criatividade, da autonomia e da convivência, contribuindo para o desenvolvimento pleno dos estudantes.

Presidente Prudente foi selecionada nas seguintes categorias do edital:

  • Caderno de Narrativas: uma das mais concorridas, com apenas 25 experiências selecionadas no país. A categoria resultará na publicação de um e-book com a sistematização das iniciativas de destaque.

  • Rede de Trocas: promove intercâmbio entre escolas e secretarias de educação. Haverá seminários e visitas formativas com financiamento para deslocamento e hospedagem de representantes.

  • Mostra Nacional de Práticas Inspiradoras: evento presencial em Brasília que reunirá as 125 melhores experiências do Brasil em educação integral.

  • Mapa de Experiências: repositório virtual que reunirá as práticas inscritas e selecionadas, com o objetivo de compartilhamento e consulta pública.

Reconhecimento da metodologia prudentina

A secretária municipal de Educação, Karina Gomes, celebrou o reconhecimento nacional do programa, que ela considera uma referência para o país:

“O Brasil inteiro vai saber o que é e como funciona o Cidadescola. Vamos inspirar outras secretarias de educação a seguirem essa metodologia, que tem dado certo há 15 anos em nosso município.”

O edital foi realizado em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do grupo Teia, e teve como foco identificar, mapear e divulgar experiências inspiradoras de gestão pública e projetos pedagógicos voltados à educação integral em tempo integral.

A proposta nacional fomenta a criação de matrículas em tempo integral — com jornadas iguais ou superiores a 7 horas diárias ou 35 horas semanais — em todas as etapas e modalidades da educação básica. O objetivo é ampliar o tempo dos alunos na escola e proporcionar uma formação mais completa, com prioridade para instituições que atendem estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Relacionados

Jovem é apreendido após furto de chocolates em supermercado

Redação

Após mais de 30 anos no PSDB, deputado Mauro Bragato anuncia que irá se filiar ao PSD de Gilberto Kassab

Redação Oeste Cidade

Junho Vermelho reforça a importância da doação de sangue em Presidente Prudente

Redação Oeste Cidade

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site, você concorda com os cookies. Aceitar Rejeitar