33.8 C
Presidente Prudente
4 de setembro de 2025
Oeste Cidade
ENTRETENIMENTO

Museu de Prudente celebra 50 anos com 1,3 mil visitantes

O Museu e Arquivo Histórico “Prefeito Antônio Sandoval Netto” (MAH), de Presidente Prudente, encerrou no sábado (30) a programação especial em comemoração aos seus 50 anos de fundação. Durante nove dias de atividades culturais, o espaço — que integra a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) — recebeu aproximadamente 1.300 visitantes.

O ponto alto do encerramento foi o lançamento de um livro e a abertura da instalação do artista Carmo Malacrida, que reuniu cerca de 200 pessoas. No dia anterior (29), o Sarau de Poesia do Lar Santa Filomena levou mais de 250 participantes ao museu. Já na quinta-feira (28), o show do grupo Batucada de Gravata atraiu 100 visitantes, enquanto a apresentação do Coral e do Clube do Piano da Escola Municipal de Artes Professora Jupyra Cunha Marcondes, na quarta-feira (27), contou com 60 pessoas na plateia.

Foi uma programação especial em comemoração aos seus 50 anos, durante nove dias de atividades culturais.

A programação também teve grande movimentação no fim de semana anterior. O lançamento do livro Raízes Prudentinas 6 – Femininas, do escritor Benjamin Resende, levou aproximadamente 500 pessoas ao espaço no sábado (23). Mais de 400 exemplares foram distribuídos gratuitamente. A obra reúne relatos de 50 mulheres que marcaram a história de Presidente Prudente, incluindo a diretora do museu, Valentina Romeiro, destacada pelo autor por sua dedicação em organizar e catalogar materiais históricos da cidade.

Outras atrações incluíram a visita guiada “Memória em Cena”, que apresentou a trajetória de Prudente a mais de 50 visitantes, oficinas de percussão e de brincadeiras tradicionais voltadas a crianças da rede municipal de ensino, sessões culturais alusivas ao Dia do Folclore e o espetáculo “A Luta”, que reuniu cerca de 100 pessoas no domingo (21).

Ao fim das celebrações, a diretora do MAH destacou a ampla participação do público e agradeceu o apoio dos artistas envolvidos. “Todos os trabalhos foram doados ao museu, sem custos, o que reforça o compromisso coletivo em preservar a memória cultural da nossa cidade”, afirmou.

Relacionados

Festeja leva música e tradição junina a três bairros neste fim de semana

Redação

Professor transforma muros de escola em arte urbana com apoio da comunidade

Redação Oeste Cidade

Justiça mantém contrato da Globo com TV Fronteira

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site, você concorda com os cookies. Aceitar Rejeitar