22.8 C
Presidente Prudente
3 de fevereiro de 2026
Oeste Cidade
POLÍCIA

Polícia de Pirapozinho deflagra Operação e desmantela grupo que aplicava golpes de falso relacionamento

A Polícia Civil do Estado de São Paulo, por intermédio da Delegacia de Polícia de Pirapozinho, deflagrou nesta sexta-feira (7) a “Operação Lyncon Brown”, ação coordenada que resultou na desarticulação de uma organização criminosa suspeita de aplicar uma série de golpes virtuais do tipo “falso relacionamento”, modalidade de estelionato que tem vitimado pessoas em diversas regiões do Estado e também de outros locais do país.

As investigações, conduzidas pelo setor de investigação da Delegacia de Pirapozinho, tiveram início a partir do registro de uma ocorrência no município, em que uma mulher relatou ter sido enganada por um indivíduo que se apresentava nas redes sociais com o nome de “Lyncon Brown”, supostamente um estrangeiro residente em Damasco, na Síria.

De acordo com o apurado, o golpista manteve contato com a vítima durante meses, estabelecendo um relacionamento virtual de confiança, até induzi-la a realizar transferências bancárias que totalizaram R$ 25.200,00. O criminoso alegava que o dinheiro seria utilizado para liberar bens e encomendas de alto valor enviadas ao Brasil — uma narrativa comumente utilizada nesse tipo de fraude para manipular emocionalmente as vítimas.

Durante a apuração, os policiais identificaram quatro pessoas envolvidas na prática criminosa, a partir das quebras de sigilos bancário e telefônico, foi possível mapear o caminho do dinheiro obtido de forma ilícita, revelando um esquema articulado de movimentação e repasse de valores entre contas de diferentes titulares, o que configurou indícios dos crimes de associação criminosa, estelionato e lavagem de dinheiro.

Ação coordenada que resultou na desarticulação de uma organização criminosa suspeita de aplicar golpes virtuais.

A operação contou com o envolvimento de mais de 20 policiais civis, incluindo delegados, investigadores, escrivães e agentes policiais. Foram cumpridos mandados judiciais de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados, resultando na apreensão de celulares, computadores, comprovantes bancários e documentos que serão analisados pela perícia técnica. O material apreendido deve contribuir para o aprofundamento das investigações e para a identificação de outras possíveis vítimas do grupo.

O nome da operação — “Lyncon Brown” — faz alusão ao perfil falso utilizado pelo golpista principal, representando o combate da Polícia Civil aos crimes cibernéticos baseados em manipulação emocional e engano financeiro, que têm se tornado cada vez mais sofisticados com o uso das redes sociais e aplicativos de mensagens.

O Delegado Rafael Guerreiro Galvão da Polícia Civil, destacou que o trabalho investigativo reflete o compromisso permanente da instituição com a defesa da sociedade e o enfrentamento de crimes digitais, reafirmando o esforço das equipes especializadas em identificar, rastrear e prender autores de fraudes cometidas pela internet.

“Golpes de falso relacionamento exploram sentimentos e fragilidades emocionais das vítimas, causando não apenas prejuízo financeiro, mas também danos psicológicos significativos. É fundamental que as pessoas desconfiem de pedidos de dinheiro feitos por supostos parceiros virtuais e que denunciem imediatamente qualquer tentativa de extorsão ou manipulação”, reforçou o delegado.

A Polícia Civil orienta ainda que as vítimas de golpes virtuais procurem a delegacia mais próxima ou registrem boletim de ocorrência eletrônico, para que os casos sejam devidamente investigados e os criminosos responsabilizados.

Relacionados

Invasão na madrugada: trio é preso após arrombar casa em Presidente Prudente

Redação

Homem é preso em Álvares Machado por descumprir medida protetiva contra ex

Redação

Filho surta após uso de drogas, ameaça mãe e acaba preso no Residencial Tapajós em Presidente Prudente

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site, você concorda com os cookies. Aceitar Rejeitar