A Polícia Civil do Estado de São Paulo, por meio da Delegacia de Polícia de Regente Feijó, deflagrou na manhã desta terça-feira (17), uma grande operação que resultou na desarticulação de uma organização criminosa atuante no Oeste Paulista. A ação teve como foco o combate aos crimes de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
Participe do grupo do WhatsApp do Oeste Cidade
Durante a operação, foram cumpridos 11 mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão, além de medidas judiciais de arresto e bloqueio de bens móveis e imóveis pertencentes aos investigados. As ordens judiciais foram expedidas após meses de investigação conduzida pela Polícia Civil.
As apurações tiveram início em meados de 2023, quando a Polícia Civil de Regente Feijó passou a receber diversas denúncias, reforçadas por declarações de pessoas envolvidas, indicando a atuação de uma organização criminosa estruturada na região. Segundo as investigações, o grupo era responsável pela comercialização de entorpecentes e pela ocultação dos valores obtidos ilicitamente por meio da aquisição de bens e da simulação de atividades empresariais.

De acordo com a Polícia Civil, a organização era chefiada por um morador de Regente Feijó (SP), que utilizava uma suposta empresa de importações para dar aparência de legalidade ao dinheiro proveniente do tráfico de drogas, caracterizando o crime de lavagem de dinheiro.
A operação mobilizou um grande efetivo policial, com a participação de 58 policiais civis, apoio do Canil da Polícia Militar e o emprego de 14 viaturas. Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos 11 aparelhos celulares, aproximadamente 1,9 quilo de maconha, embalagens utilizadas para o acondicionamento de drogas, uma balança de precisão, um caderno de contabilidade, duas munições, um notebook, diversos aparelhos eletrônicos, além de R$ 5.640,00 em dinheiro e US$ 2,00.

Também foram apreendidos nove veículos, sendo cinco motocicletas e quatro automóveis, suspeitos de terem sido adquiridos com recursos oriundos da atividade criminosa. Todo o material recolhido será analisado e utilizado para o aprofundamento das investigações.
Como resultado da ação, oito pessoas foram presas, sendo seis homens e duas mulheres. Além disso, diversos depoimentos e declarações foram colhidos, fortalecendo o conjunto probatório reunido ao longo da investigação.


