Nesta quinta-feira (24), a cidade de Presidente Prudente apresentou oficialmente 10 novos ônibus que passam a integrar a frota do transporte coletivo municipal. A entrega foi acompanhada pelo prefeito Milton Carlos de Melo “Tupã”, pelo vice-prefeito e representantes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB).
Com os novos veículos, já são 25 ônibus incorporados ao sistema entre janeiro e julho de 2025, sendo 15 incorporados no primeiro trimestre. A frota atual conta com 83 veículos, todos com ar-condicionado, internet sem fio (Wi-Fi), acessibilidade e dispositivos de segurança.
A renovação da frota faz parte de um plano de reestruturação do transporte público urbano da cidade. Com a nova aquisição, o ônibus mais antigo em operação no município é de 2022, o que representa uma das frotas mais atualizadas da região.
As novas unidades serão alocadas em linhas onde operam veículos mais antigos, como: linha 126 – Vale Verde x Terminal, linha 122 – Jardim Eldorado x Terminal e linha 117 – Jardim América x Rio 400, entre outras.
A entrega dos veículos foi realizada em frente a prefeitura, onde os novos ônibus foram apresentados pelas autoridades municipais.
Prefeito garante continuidade do Catraca livre
Durante o evento, o prefeito reforçou ainda a continuidade do programa “Catraca Livre” aos sábados e domingos, que permite o uso gratuito do transporte público nos fins de semana. A medida foi possível graças à economia de mais de R$ 1 milhão registrada em apenas três meses de 2025.
“Manter a gratuidade aos fins de semana é garantir que todos tenham o direito de circular pela cidade, seja para o lazer, para visitar familiares ou mesmo para trabalhar. É uma medida de inclusão que vamos seguir mantendo”, completou Tupã.
Desde a implantação do Catraca Livre, o número de passageiros no fim de semana apresentou crescimento significativo. Antes da gratuidade, a média era de 12.800 usuários. Com o programa, esse número subiu para 17.700, um aumento de 38% na utilização do transporte.
Aos sábados, circulam 20 linhas durante todo o dia e outras 7 até o horário de almoço. Aos domingos, são 13 linhas funcionando o dia todo e 4 com operação parcial até o meio-dia, garantindo cobertura em diferentes regiões da cidade mesmo nos dias de menor demanda.