Uma ação de combate às perdas de energia elétrica, realizada pela Energisa Sul-Sudeste em parceria com as polícias Civil e Militar, identificou mais de 50 irregularidades em estabelecimentos comerciais de Presidente Prudente (SP) durante dez dias de fiscalização.
Siga o Portal Oeste Cidade no Instagram clicando aqui
A operação teve como objetivo combater o furto de energia, prática considerada crime, além de reduzir riscos à segurança da população. As ligações clandestinas podem causar sobrecarga na rede elétrica, curtos-circuitos, incêndios e choques elétricos.
Até a manhã desta sexta-feira, foram encontradas mais de 50 irregularidades no município. Segundo a Energisa, cerca de 200 mil quilowatts-hora (kWh) de energia foram desviados, volume suficiente para abastecer aproximadamente mil famílias por um mês.
Durante as fiscalizações, as equipes técnicas da concessionária verificaram possíveis fraudes nos medidores e nas ligações de energia. Nos casos em que as irregularidades foram confirmadas, foram registrados boletins de ocorrência com apoio da Polícia Civil. Após a conclusão das análises, a Energisa realizará o cálculo da energia consumida de forma irregular para cobrança dos valores devidos.
A concessionária reforça que o furto de energia, além de configurar crime previsto no Código Penal, prejudica a qualidade do fornecimento de energia, gera prejuízos ao sistema elétrico e coloca em risco a segurança de consumidores, trabalhadores e da população em geral.


